Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mozarildo vai correr por fora. Pode atropelar

Apurando o faro e de olho no lance.
Havemos de convir que a coisa não anda muito boa pro lado de Mozarildo. Na segunda feira, viu um de seus aliados de Partido, Iradilson, mudar-se de mala e cuia para o governo. Nada a estranhar, a amizade do ex-prefeito e Chico é antiga, remonta aos tempos do território. Natural que sigam juntos.
A razão pode ou não ter sido essa. Mas o fato é que ontem mesmo o jornaleco publicou que o senador seria candidato à reeleição por cima de pau e pedra, com ou sem Neudo, com ou sem Ângela. E aventou até a possibilidade de correr por fora, sozinho, sem uma chapa completa para chamar de sua. Aí sim dá para estranhar. Sozinho? Logo Mozarildo, que por duas vezes foi praticamente carregado nas costas por Neudo e Ottomar?
Dá para estranhar. Mas não dá para seus adversários comemorarem, ainda. É certo que Mozarildo não moveu uma palha durante seus mandatos para ganhar espaço de poder e usá-lo a favor do seu estado, preferindo locupletar-se e exibir-se com as muitas mordomias que o cargo oferece. E que por isso não formou uma imagem positiva, capaz de motivar eleitores, não tendo nada a exibir: nem realizações nem influência.
Mas duas coisas é bom lembrar que ele sempre teve e tudo indica que não perdeu. Mozarildo tem um faro político invejável para perceber o quadro político e descobrir oportunidades. E é de acreditar que também tenha, como sempre teve, seguidores fiéis, abnegados, capazes de ir às ruas lutar por ele.

Com isso nas mãos, e saindo, como sai, elegantemente e em bons termos com os dois possíveis candidatos de oposição ao governo, Mozarildo pode esperar pelo menos pegar as sobras da luta renhida que vão travar Anchieta e Telmário. Ele sempre teve vocação para tertius. Numa dessas a eleição mais uma vez lhe cai no colo. Quem duvida


A influência que não influi. Nem contribui.



Posse do Ministro Toffoli na Presidência do TSE. Biografia em  primeiro lugar.
Discute-se a possibilidade de Neudo ter esperado até a última hora para saltar do barco de Ângela porque contava com um reforço de caixa para bancar advogados ou porque dava como certa a influência do PT local sobre as altas cortes do País, leia-se Ministro Toffoli, atual presidente do TSE.
A primeira hipótese, como disse ontem, ironicamente, no vídeo que postei, foi de pronto descartada. Não havia nem há disposição ou disponibilidade para bancar jogada tão alta no seio do partido da estrela aqui em Roraima. A segunda, a experiência de Neudo rapidamente mostrou que não passava de sonho de uma noite de verão. Se puseram na vitrine, não conseguiriam vender. Se vendessem, não iriam conseguir entregar. Simples assim.
E por dois motivos. Primeiro, porque Ângela, Nagib Lima – o maior interessado – e os barbudinhos de barba grossa ou rala do PT daqui não tem a menor influência nas elites nacionais do Partido. É infinitamente maior a influência de Romero Jucá nas mesmas instâncias partidárias. Querem um exemplo? Mercadante, do PT, foi Ministro de Educação do governo Dilma. Era, portanto, o responsável pela liberação de recursos para a construção das creches anunciadas com galhardia pela presidente. Pois bem. A senadora Ângela conseguiu uma creche com o Ministro. O senador Romero Jucá conseguiu dezessete. Posso parar?
Pra finalizar, é muita ingenuidade sequer pensar que o Ministro Toffoli seja sujeito a qualquer tipo de influência partidária em suas decisões. Se um dia foi, a razão é de foro muito íntimo, afinal de contas tratava-se do julgamento da elite do Partido, com quem ele dividia a crença na mesma causa. Duvido muito que para ele, hoje, na altura a que chegou, a causa se coloque acima da construção de uma biografia. Parece que Neudo também duvida.


Não bastassem os "blogs sujos", Prefeitura do PT emprega fakes contra Aécio

O PSDB entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) requisitando que o PT seja multado pela criação e administração de perfis em redes sociais com críticas ao pré-candidato tucano à Presidência, senador Aécio Neves (MG).
 Servidores e equipamentos da Prefeitura de Guarulhos, que possui administração petista há 14 anos, foram usados para gerir a página "Aécio Boladasso" no Facebook.
A descoberta ocorreu após o tucano conseguir a quebra do sigilo dos administradores do site, em processo movido contra 27 empresas de tecnologia no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), conforme a Folha revelou no último domingo (25). 
Caso o TSE decida que a atitude do PT se enquadra no artigo que pune propaganda eleitoral antecipada negativa --como argumenta o PSDB--, o partido pode ser condenado a pagar uma multa que varia de R$ 5.000 a R$ 25 mil. 
O PSDB também entrará com um pedido na Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo para que Nataly Galdino Diniz, servidora de Guarulhos citada como administradora do site, seja punida por improbidade administrativa. 
"Essa prática não só afeta o equilíbrio eleitoral como causa prejuízo ao erário", afirma o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), que coordena a área jurídica da pré-campanha de Aécio.
Em nota, a Prefeitura de Guarulhos afirmou que desconhecia o uso de seus equipamentos para fins eleitorais. A gestão disse ainda que uma investigação foi aberta para apurar "o uso indevido de seus equipamentos e serviços por parte da referida funcionária [Nataly Galdino Diniz e tomar as medidas cabíveis".
Em nota, a Prefeitura de Guarulhos afirmou que desconhecia o uso de seus equipamentos para fins eleitorais. A gestão disse ainda que uma investigação foi aberta para apurar "o uso indevido de seus equipamentos e serviços por parte da referida funcionária [Nataly Galdino Diniz] e tomar as medidas cabíveis".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários identificados por nome e email do comentarista.