Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mesmo com pernas curtas, mentira chega rápido na Folha.

Um velho macuxi, mestre na arte de bater em pau de dois bicos(*)
Fui obrigado a comprar uma lupa! Vou mandar a conta pro Getúlio, juro que vou. Sábado, como sou masoquista, inventei de ler a Folha de Boa Vista. Pra quê? Mais uma barrigada. E das intencionais, como só a Folha sabe dar. A matéria principal, como não poderia deixar de ser, era o lançamento da pré-candidatura de Ângela, que o jornaleco fez todo tipo de contorcionismo para transformar de completo fiasco em retumbante sucesso.
Tanto se esforçou que, ao listar os partidos que fazem parte da aliança montada pelo PT, botou lá o Pros, do Presidente da Assembleia, Chico Guerra, e do Deputado Márcio Junqueira. Que me conste, a tal aliança só tem o PT, o PCdoB, o PTC, do maridão Flamarion, e talvez o PDT (quer dizer, até Telmário correr com a sela e com o partido). E, até onde estava informado, o Pros não faz nem nunca pensou em fazer parte do grupo. Mas, como a política é muito dinâmica, antes de me estarrecer por completo, comprei uma lupa e percorri detidamente todas as fotos do evento publicadas nos dois Jornais e no Facebook procurando o Chico Guerra e o Márcio Junqueira, da executiva do Pros. Não achei, claro. E logo depois soube que os dois se apressariam, ontem mesmo, a desmentir o pasquim. Como faltou energia,, talvez o Márcio não tenha conseguido transmitir o programa dele, onde seria veiculado o desmentido de ambos. Mas mentira tem perna curta e daqui a pouco a barrigada do jornal é desnudada.
Pensando bem, não vou mandar a conta da lupa pra Getúlio coisa nenhuma. Ela vai me servir para investigar com toda atenção o professor no seu ofício predileto de bater em pau de dois bicos (*), botar um pé lá outro cá pra ver se alguém bobeia e ele arranja um governo pra chamar de seu. Já, já explico  mais essa história.

(*) Na Bahia significa fazer jogo duplo, trair, camuflar o que faz, dissimular que está num grupo enquanto está no outro. Resumindo: é o cara que diz que está com você e na verdade está articulando contra.



Essa era da boa!
  
O problema é que ela faz a gente falar o que pensa!
O Presidente Lula nos chamou a todos de babacas por querermos o direito de ter metrô até os estádios, como, aliás, estava previsto quando se decidiu trazer a copa para o Brasil. Eis o que disse o ex-presidente, em vermelho para demonstrar vergonha alheia: “Nós nunca tivemos problemas em andar a pé. Vai a pé, vai descalço, vai de bicicleta, vai de jumento, vai de qualquer coisa. Mas o que a gente tá preocupado é que tem que ter metrô, tem que ir até dentro do estádio? Que babaquice é essa?”
Recuso-me a sequer comentar uma insanidade dessas, um desrespeito aos brasileiros dessa magnitude, um jeito calhorda de se livrar da responsabilidade pelo governo do seu poste não ter feito a infraestrutura necessária e combinada para a copa. Só.

Só o amor constrói. Mas não basta.

PT e PTC: família que concorre unida...
 Depois de meses provocando a curiosidade do mundo político de Roraima, esperava-se que no mínimo a tão exaltada “grande chapa”, que se propunha a unir todas as oposições contra “tudo isso que está aí” - que é um jeito, digamos, estudantil de se posicionar - surgiria magnífica, impávido colosso, repleta de próceres e lideranças políticas e sociais significativas, enfim, uma chapa de peso, do tipo arrasa-quarteirão, a exigir palanque reforçado.   
Família no mesmo barco. Mas...até quando?
Na sexta feira, 16, toda essa dança de rato, todo esse salseiro resultou no mais completo fiasco. Daqueles de envergonhar candidato a vereador. Não apenas pela ausência  de público, barbudinhos e desgrenhadinhas fizeram-se presentes com sua utopia e suas bandeiras. Mas pela ausência de lideranças de partidos políticos. Quem tem peso e tradição na politica local estava em outro lugar, ocupado na conspiração que tirou o tapete de Ângela e, não duvidem, mais dia menos dia vai lhes tirar o próprio tapete. Tem sabido demais!
Ali só estavam Flamarion e seu PTC. E Telmário e seu PDT. Foi só o que restou. Muito pouco para enfrentar uma eleição majoritária decisiva.  E a tão propalada aliança acabou resumindo-se a um negócio de família, íntimo, pessoal. Ângela com seu Flamarion. Telmário com a sua Suzette. E mais ninguém. Tá certo que o amor é lindo, que só o amor constrói. Mas vamos e venhamos: não se vive nem se ganha eleição só com amor, é preciso muito mais do que isso. E a família Portela, mesmo unida com a Família Mota, não dá conta dessa empreitada. Aliás, já tentaram. E o eleitor lembra, os funcionários demitidos também lembram, não é? Querem repetir a experiência? Eu não recomendo.

Protestos aritméticos

Delfim Neto fez as contas e chegou a uma conclusão que os manifestantes contra a Copa, mesmo sem fazer conta nenhuma, já tinham chegado. O Brasil vai gastar 15 Bilhões de reais na Copa. Construir um km de metrô em São Paulo custa 300 milhões. Assim, se o dinheiro torrado na Copa fosse, em vez disso, investido no aumento do metrô, como se queixam e reivindicam os manifestantes, dava para ele crescer sessenta por cento. Tudo o que a sociedade está querendo. Depois não entendem o que está por trás das manifestações. Aritmética, ora!

Revista VEJA: Criminosos em Rede 

Identificado, no interior de São Paulo, o segundo homem que ameaçou de morte o presidente do Supremo Tribunal Federal. É mais um militante virtual do PT.

Estão perdendo a cabeça, Que nunca tiveram.
Desde que decretou a prisão dos mensaleiros, no ano passado, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, é vítima de agressões virtuais. Fazia três meses que a Polícia Federal caçava dois desses criminosos que se escondiam no anonimato da internet. Um deles, que pregava a morte do ministro com um tiro na cabeça, foi identificado. Integrante da Comissão de Ética do PT do Rio Grande do Norte, Sérvolo de Oliveira e Silva confirmou ser o autor da ameaça, mas negou a intenção de levar o plano adiante. Na semana passada, descobriu-se a identidade de outro agressor. Ele se apresentava como "Antonio Granado" e postou uma mensagem na qual dizia que Joaquim Barbosa é "um monstro e como monstro deve ser tratado". O nome completo desse senhor é Dimas Antonio Granado de Pádua. Ele tem 56 anos de idade, é filiado ao PT e se diz um ativista de direitos humanos em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo.

"Às vezes, eu escrevo por impulso, me exponho, mas o que posso fazer?", disse Dimas, indagado sobre o conteúdo criminoso das mensagens. Mas ele logo faz uma ressalva: "Não fui eu quem escreveu essa mensagem contra o monstro do Joaquim Barbosa". Dimas também não tem ideia de quem poderia ter invadido sua página. Traído pelo próprio vocabulário, nem precisa. Uma rápida busca nas postagens do "ativista" revela que ameaçar de morte desafetos é uma prática corriqueira. "Tentem derrubar Dilma e se preparem para morrer, porque nós vamos pegá-los. E, se sentirem que estão sendo ameaçados, ótimo, porque é uma ameaça mesmo", escreveu ele no ano de 2011, antes de eclodirem as manifestações de rua. O perfil agressivo rendeu a Dimas quase 5000 amigos na internet, incluindo políticos conhecidos, como o secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, e o ex-assessor na Casa Civil Marcelo Sereno, amigo e ex-braço-direito do mensaleiro José Dirceu. A Polícia Federal deve indiciar Sérvolo e Dimas por crime de ameaça, que pode render até seis meses de cadeia para cada um. Os dois também são amigos virtuais.

(Editada e postada por Marcelo Coutelo em 19/05/2014)






3 comentários:

  1. Caro Coutelo.
    Eu sou o dr. Petrônio, vice presidentr da comissão provisória regional do PDT/RR. Quero lhe informar, que o PDT tem um estatuto democrático, que tem que ser cumprido. Eu sou pré-candidato ao governo pelo o PDT. E até agora não fizemos nenhuma reunião para deliberar sobre coligação com o PT, ou qualquer outro partido. Porém, pela participão entusiasmada do Telmário na reunião do PT, leva-se a supor que ele é a favor. Porém eu sou particularmente contra. Pelo o que o PT tem feito com Roraima e com Brasil. E pelo governo passado da candidata e o marido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o senhor comentou como anônimo, não sei se realente é o senhor ou alguém que quer se aproveitar de seu nome e cargo para semear dúvidas neste momento poítico que vivemos.. Por favor confirme, mandando-me seu e-mail ou perfil do facebook.

      Obrgado

      Excluir
  2. Dr. Petrônio. Desculpe por duvidar de sua identidade. Mas, o senhor sabe, época de eleição é preciso toar todo cuidado. Como Telmário está no palanque da Ângela e o senhor, que é do PDT, diverge, pensei que podia ser alguém querendo semear a discórdia no seu partido. Seja bem vindo e sinta-se livre para externar suas opiniões, mesmo que discordantes.

    ResponderExcluir

Só serão aceitos comentários identificados por nome e email do comentarista.