Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Vale a pena ler de novo.Ou: não pagou dez.

Uma utopia chamada Neudo. Ou a volta dos velhos macuxis. (Postado neste blog em 20 de maio de 2014)
O ilusionista
Neudo é uma figura surpreendente. Um mágico, um tipo capaz de fazer a sua trupe acreditar em qualquer coisa e sair atrás em aventuras onde, no fim, só ele ganha, enquanto os outros assistem e, pior, batem palmas e voltam a acreditar de novo e tantas vezes sejam necessárias. Teve oito anos no poder e o que se pode dizer que fez por seu Estado natal, além de dar-lhe um golpe quase mortal nas finanças e inventar esquemas para levar vantagem pessoal? Todo mundo sabe. Saiu na Imprensa Nacional. Mas ele continua a ter voto. Cada vez menos. Mesmo assim...

O alimentado.
Agora, mesmo com toda a opinião pública, juristas respeitados e a torcida do Flamengo certos de que ele está pra lá de inelegível, por conta da montoeira de processos que tem pelas costas, sacou do bolso do colete um dossiê poderoso, tipo maravilha curativa do Dr. Humphreys, que serve para todos os males, inclusive espinhela caída, mau olhado e inelegibilidade, deixando o suplicante imaculado feito Madre Teresa de Calcutá e mais elegível do que Sobral Pinto. Isso sem combinar com os homens de capa preta. E a turma acredita. A credulidade alheia não é impressionante? Ou será que o besta aqui sou eu? 

Com essa conversa de dossiê, armou uma chapa puro-sangue, unindo os velhos macuxis e tendo ele, Neudo, logicamente, como candidato a governador. E lá estão Mozarildo, que enfim alimentou sua fixação pela vaga de senador, e Getúlio, que vai fazer o que mais sabe: fingir que sabe tudo, de política principalmente. Vai orientar a moçada nas artes do maquiavelismo aplicado, no mais puro estilo tudo faremos pela vitória. Sucesso garantido. Não vê o tanto de eleição que ele já ganhou?
O professor sem votos.
É claro que tudo isso que se disse até aqui pode ser a maior armação que já se teve noticia na história política de Roraima, cuíca do Brasil. Como todo mundo ali bate em pau de dois bicos, podem estar fingindo que abandonaram Ângela para, no que os adversários amolecerem, voltar com um apoio estruturado e militância motivada para levar mais vantagem numa negociação. Ou eles pensam que só eles pensam?
Só tem um pequeno problema. Estamos a pouco mais de trinta dias do prazo limite para as convenções. Toda essa armação só vale até lá. E se não der certo? E se os homens que decidem entenderem : candidato aqui tem que ter ficha limpa feito a reputação do Papa Francisco? Aí danou-se. E o jeito vai ser Getúlio sair pro sacrifício. Do jeito que ele é ganhador de eleição...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários identificados por nome e email do comentarista.