Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Todo mundo nu!


Foto aérea da Boa Vista dos sonhos da Funai do PT. À esquerda, Rio Branco.
Estamos vivendo tempos muito perigosos. Tempos em que um homem, movido apenas pela sua muito particular visão de mundo, ideologia jurássica ou por outros interesses inconfessáveis, sem qualquer critério objetivo que possa ser contestado, tem o poder de decretar, ao seu talante, que uma área é indígena e provocar a perda de um patrimônio que levou anos para ser construído. E Roraima inteiro sabe do que estamos falando. Os expulsos de Raposa Serra do Sol ainda choram a terra perdida.

Quem controla esses homens? Quem lhes conferiu um poder que, no governo do PT tornou-se praticamente absoluto? E, mais importante de tudo, quem vai pará-los, já que a Senadora do PT não tem qualquer influência em seu próprio partido para defender os interesses do povo de Roraima? É bom pensar muito bem nisso tudo. Porque, de reserva em reserva, vamos terminar virando uma grande aldeia. E daqui já vou conclamando: todo mundo nu! 

É melhor ouvi-la para não chorar depois.
Exagero? Enquanto nós vamos discutindo as traições de Telmário, as peraltices gastronômicas de Mozarildo, o parecer milagroso de Neudo, se fulano é candidato em faixa própria, se sicrano vai deixar beltrano na mão etc, as coisas vão acontecendo na terra de Macunaima. Melhor ficar ligado.
Com a euforia pela vitória da seleção, deve ter passado mais ou menos despercebida a matéria do Jornal de Roraima da sexta feira última em que a deputada Aurelina Medeiros falou a respeito da criação de uma nova reserva indígena no Estado. Mais uma! Pouca gente talvez tenha se dado conta. Mas o assunto é grave. Aliás, no momento em que uma candidata do PT disputa o governo do estado, gravíssimo. 

Eles decidem como querem.
Segundo a deputada, para quem o governo do PT nunca respeitou Roraima, estão “trazendo índios Ianomâmis e Wai Wai para criar uma nova reserva de 43 mil hectares, acabando com a área de Rorainópolis, e criando reservas em São João do Baliza”. Prossegue: “Estou alertando, mais uma vez, que o governo do PT está criando uma reserva inexistente. Pessoas que moram há mais de 50 anos naquela região sabem que nunca existiu índio ali. É mais uma mentira, uma armação, uma enganação”.

O mapa diz tudo. Já tomaram o amarelo, o verde e o vermelho. Só falta o marrom. E do jeito que vai...

Ela disse ainda que ficou sabendo da existência dessa reserva por acaso, quando esteve no Sul do Estado tratando do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE). Segundo ela, “estão fazendo demarcações de forma sorrateira. E as áreas já estão em vias de homologação”. Segundo ela, a Reserva Pirititi foi apresentada em audiência publica do IBAMA como consolidada. “Quem em Roraima já ouviu falar em Reserva Pirititi uma vez na vida? Isso está sendo feito de forma sorrateira. Nosso estado está sendo massacrado pela pelo governo do PT”. Concluiu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários identificados por nome e email do comentarista.