Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Vai prometendo daí que a gente vai fazendo daqui.

Pesquisas: sem elas ninguém se mexe.
Depois que os marketeiros assumiram o comando e não deixam o candidato dar um pio, emitir uma opinião, tomar uma posição sem antes consultar pesquisas chamadas na maior intimidade de quali, quanti, quali-quanti, tutti quanti e outras que é melhor nem perguntar o nome, a eleição saiu da esfera da política para entrar na da estatística. 
Daí, como as pesquisas são feitas no mesmo universo, com eleitores, que foram determinados por amostras calculadas pela mesma fórmula, o resultado termina sendo igual ou muito semelhante para todos. E todos ficam sabendo o que preocupa o eleitor, que problemas ele quer ver resolvidos e em com qual prioridade. E, de dois em dois anos, lá vamos nós ver todo mundo jurando resolver os problemas da saúde, educação e segurança, não necessariamente nessa ordem. A pesquisa passou a dominar tanto a cena que até em eleição para Prefeito passou-se a tratar de segurança, que nunca esteve entre as atribuições de uma administração municipal.
Prometer resolver problema de segurança só se o candidato (ou as candidatas, sabe-se lá) jurar que vai botar um policial em cada casa. Porque, em pouco tempo, o Ronda nos Bairros, ao botar a polícia na rua, toda hora sendo vista pelo cidadão em todo canto, já conseguiu passar a sensação de segurança que o cidadão quer. Segurança é policiamento ostensivo à vista. O resto é conversa mole. Resumo: de segurança não dá para falar. A não ser com aquela manjada cara-de-pau e aquele discurso que, de tão velho, perdeu a patente e virou genérico.
Ele (ou ela, quem sabe?) promete...

Esse preâmbulo todo foi para lembrar uma coisinha simples que pouca gente deve estar se dando conta: já que todo mundo vai tratar do mesmo assunto, o que é que os outros candidatos vão prometer fazer pelo trio saúde-educação-segurança depois do que Chico Rodrigues já fez em apenas 5 meses de trabalho e, com isso, mostrou arranque, força e velocidade para garantir cumprir o que promete? Vamos aos fatos.
Prometer resolver problema de segurança só se o candidato (ou as candidatas, sabe-se lá) jurar que vai botar um policial em cada casa. Porque, em pouco tempo, o Ronda nos Bairros, ao botar a polícia na rua, toda hora sendo vista pelo cidadão em todo canto, já conseguiu passar a sensação de segurança que o cidadão quer. Segurança é policiamento ostensivo à vista. O resto é conversa mole. Resumo: de segurança não dá para falar. A não ser com aquela manjada cara-de-pau e aquele discurso que, de tão velho, perdeu a patente e virou genérico.

...ela também promete...
Seguindo em frente. Como falar de saúde diante dos 120 leitos mais 40 de UTI que Chico já está implantando no HGR? Prometer o quê?  Só se o candidato/candidata prometer que vai ficar na beira da cama de cada doente, passando a mão em sua cabeça e dizendo tadinho, tadinho. Ou abriga-lo em sua casa. Ou então dizer que vai acabar com os acidentes de moto, que enchem os leitos, e transplantar o Alberto Einstein e o Sírio-libanês para cá. Com equipe médica e tudo. Pense numa promessa caprichada...

...enquanto isso, ele vai fazendo. Ou já fez.
Só mais uma. O candidato/candidata pode prometer o que quiser na área de educação, inclusive pintar todos os prédios, pesar todas as mochilas e botar toda escola para funcionar em tempo integral (a atual grande panaceia da educação, qualquer dia falo disso). Pode prometer tudo, mas não pode garantir a concretização de nada. Mas Chico pode prometer, porque pode garantir. O vice dele foi responsável por uma administração muito bem sucedida na educação municipal da Prefeitura de Boa Vista. Tem experiência e apetite para ajudar a fazer a mesma coisa no Estado. E as propostas de Chico para a educação da campanha já mostram em que fonte se bebeu.

Resumo do resumo: se você pensar direitinho, tirar a emoção e a torcida da equação e comparar, que é o que se devia fazer em cada eleição, sua escolha já está feita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários identificados por nome e email do comentarista.